A cidade de Pomerode pertence ao Vale do Itajaí, também conhecido turisticamente como Vale Europeu, devido aos imigrantes que ali se estabeleceram. Indo pela SC-421, fica a apenas cerca de 30 km da cidade de Blumenau, que é o centro econômico da região, onde se sobressaem as indústrias têxtil e de tecnologia, com empresas de porte nacional e internacional.

Nossa primeira ida a Pomerode foi em março de 2021, quando estávamos seguindo viagem até o Paraná. Reservamos uma diária na Pousada Recanto Pomerano, pelo valor de R$398,00 pelo Booking. Nosso quarto foi um chalé deluxe com banheira na varanda e com café da manhã incluído. Delicioso, por sinal. Tinha até achocolatado. Para os amantes de Toddy e Nescau como eu, sabemos como isso é um diferencial em hospedagens. Achamos a pousada super aconchegante e fofa. Nosso chalé ficava de frente para um lago com patinhos.

Pomerode: Pousada Recanto Pomerano
Pousada Recanto Pomerano

Após, iríamos seguir viagem, mas optamos por permanecer na região uma noite a mais, para podermos conhecer com mais calma tanto Blumenau quanto Pomerode. Ficamos hospedados no Quality Hotel Blumenau, um hotel de estilo executivo, com piscina e um ótimo restaurante. Como estávamos cansados e também em razão da pandemia, pedimos nosso jantar na suíte. Muitas pessoas que visitam Pomerode optam por se hospedar em Blumenau, pois, por ser a terceira maior cidade de Santa Catarina, conta com mais opções de restaurantes e de hotéis para receber o turista. 

Entre as atrações que Pomerode possui, estão: Museu do Automóvel; Museu do Brinquedo; Zoo Pomerode; Casa do Escultor (Museu Ervin Curt Teichmann); Museu Pomerano; Vila Encantada (parque temático de dinossauros); Museu do Marceneiro; e Casa do Imigrante (Museu Carl Weege). Na Praça Torgelow, há um monumento em homenagem aos imigrantes da cidade. Os pórticos da cidade também são lindos, em estilo germânico. São eles: Portal Wolfgang Weege (Pórtico Norte) e o Pórtico Sul.

Pomerode: Passeio Pomerano
Decoração de Páscoa do Centro de Pomerode (Miniaturas de casas gêrmanicas / Passeio Pomerano – galeria a céu aberto, com opções de gastronomia, compras e lazer)

Além dos museus e parques que Pomerode oferece, é possível partir da cidade para visitar a Rota do Enxaimel, composta por cerca de de 50 casas ao longo de 16km. Trata-se da maior concentração fora da Europa de casas construídas na técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. A técnica, que consiste no encaixe de vigas de madeira e não utiliza nenhum prego ou parafuso, foi trazida por imigrantes vindos principalmente da região da Pomerânia a partir de 1863.

A Rota foi escolhida pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do mundo em 2021, por seu conteúdo histórico e cultural, suas tradições preservadas e atrativos turísticos. Na Rota do Enxaimel, é possível visitar a loja e fábrica da Nugali, para entender sobre o processo de fabricação dos seus chocolates e degustar algumas amostras, assim como fizemos na Mio Cacau em Nova Veneza (ótima opção para incluir no roteiro quando estiver em Criciúma).

Apesar de a Rota ser um passeio bem interessante e imersivo, como havia trechos de chão batido e depois iríamos pegar estrada para Jaraguá do Sul, decidimos não completar a Rota. Paramos na Casa Siewert e retornamos. Além disso, durante a pandemia, era um pouco incerto o funcionamento das opções turísticas. Também por isso não exploramos a região gastronomicamente, ficando para uma próxima ida à cidade. 

Pomerode: Rota do Enxaimel
Casa Siewert (Rota do Enxaimel) – Propriedade rural da Família Siewert desde 1896, sendo a sua imigração datada de 1868.

Voltamos a Pomerode em junho de 2022. Saímos de Balneário Camboriú. Esticamos o trajeto para conhecermos Brusque no caminho para Pomerode. Jantamos na Bierwein Pizzaria e Restaurante. A pizza na pedra deles é maravilhosa. Pedimos com borda de catupiry. Nosso sabor preferido foi o de queijo brie com geleia de pimenta. Espetáculo! Ali ao lado, também no Passeio Pomerano, para quem gosta de cerveja, tem a loja de fábrica da Schornstein.

Há também umas lojinhas bem fofas de acessórios e de brinquedos e uma cafeteria. Do outro lado da rua, há o Centro Cultural de Pomerode, onde acontece a Osterfest, que celebra a Páscoa na cidade (normalmente entre fevereiro e abril), em homenagem às tradições pascoais dos imigrantes alemães. O evento conta com a Osterbaum – A Maior Árvore de Páscoa do Mundo e O Maior Ovo de Páscoa do Mundo, que entraram para o Guinness World Records. Pude tirar fotos com o ovo, pois segue sendo exposto no local mesmo em junho. Além dessas atrações, o evento possui a Ostermarkt – Feira de Páscoa, que vende artesanato e artigos de decoração e conta com apresentações de grupos folclóricos e outras atividades.

Há algumas fachadas de casas alemãs em miniatura no local, que rendem boas fotos. No centro, na Avenida Quinze de Novembro, também é possível encontrar uma loja da Nugali Chocolates, com uma grande variedade de opções. Pomerode está crescendo e recebendo bastante incentivo e investimentos. Assim como Gramado, a cidade irá contar com um parque de neve. O soft opening do Alles Park Pomerode está marcado para os dias 06 e 07 de julho de 2022.

Gostou do conteúdo? Espero que sim! Você pode comentar ou tirar dúvidas nos comentários. Será um prazer te responder!

Acompanhe todos os meus textos clicando aqui!

Você também pode gostar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.